A alimentação equilibrada é uma das principais claves para disfrutar de uma vida saudável e cheia de energia.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ácido Úrico: o que é e como prevenir o exceso com a alimentação

Se trata de uma substância  que se produz em nosso organismo depois de degradar  compostos de sangue como ADN e RNA. Eles sao compostos por purinas e depois de metabolizarse dá origem ao ácido úrico
Durante um dia uma pessoa pode produzir aproximadamente 500 mg de ácido úrico, mas 80% se excreta pela urina. No sangue os valores normais  dessa substância sao entre 4 e 6.5 mg/dl, mas as concentrações  maiores podem dar origem a eliminação  de ácido úrico  pela urina e a precipitação  de ácido úrico nas articulações  o qual pode provocar inflamações  das  mesmas e a clássica  doenças chamada gota ou artritis.
Prevenir o excesso no organismo é fundamental  para cuidar da saúde e prevenir doenças, por isso é necessário saber de onde provém o ácido úrico e em quais alimentos podemos encontrar ajuda.
Características do excesso de acido úrico é a formação de cálculos renais.

Como prevenir o seu excesso com as comidas?

 Si nós consumimos diariamente quantidades elevadas de purinas, teremos um risco maior de aumentar os níveis de ácido úrico no sangue, por isso, para prevenir este aumento é importante saber que alimentos tem purina.
Entre os que mais tem purinas estão  as carnes e os seus derivados, sobre todo, carnes vermelhas cuja a cor vermelha se deve a mioglobina que tem purinas. Incluso o caldo de carne, porque as purinas são  hidrosolúveis  e passam á água durante a cocção .
A carne de vaca tem aproximadamente 160mg de purina por cada  100g e a carne de frango apresenta entre 50-150mg a de porco tem aproximadamente 145mg, o fígado de vaca tem ao redor de 120mg e o peixe tem uns  110mg.
As Leguminosas são  outra fonte de purina sendo a mais abundante as lentilhas,porque apresentam entre 50e 150mg por cada 100gr. Os ovos, os lácteos, os cereais e os grãos , assim como as frutas e verduras em geral, são  alimentos baixos em purinas   ou com valor nulo de conteúdo, no qual permite que formem parte de nossos pratos si queremos prevenir o aumento de ácido úrico. 


Conselhos para diminuir o ácido úrico nas comidas


- Não  colocar extrato de carne ou caldos de carne, substituir por caldos vegetais, ervas e espécias para dar sabor.
- Reduzir a inclusão  de carnes vermelhas em nossos pratos e substituir por peixes, ovos o lácteos que também oferecem proteínas de boa qualidade, ferro no caso dos pescados e tem menos purinas.
- Ao elaborar um churrasco onde habitualmente se consume grandes quantidades de carne e melhor  é incluir verduras e incrementar carnes brancas.
- Ao elaborar leguminosas, utilizar grão  de bico, soja, ervilha, feijão  e outros, e reduzir  as lentilhas ou conzinharlas  desfazendo do caldo de cocção .
- Ingerir mais frutas e verduras frescas assim como também, mais grãos  integrais que podem resultar uma grande fonte de energia  que reduz o consumo de outros alimentos que poderiam ter quantidades importantes de purina. 
Sabendo quais são os alimentos ricos em purinas podemos evitar o consumo exagerado mantendo assim os níveis de ácido urino dentro do normal.

19 comentários:

  1. Muit interessante esse artigo sobre ácido úrico.

    ResponderExcluir
  2. olá tenho acido urico um pouco elevado etenho sensibilidade a lactose posso tomar leite de soja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá é verdade, a soja é um bom substituto de alimentos proteicos animais( alimentos ricos em purina), já que oferece proteína de origem vegetal, e como tem sensibilidade a lactose foi uma boa escolha tomar o leite de soja, para não enjoar do gosto prove leites de soja com sabores e também iogurtes de soja. Um abraço.

      Excluir
  3. meu filho de seis anos tem acido úrico elevado, as mãos e os pés estam descamando, o q faço. tem tratamento para crianças?????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wakson, por mais que não seja tão frequente existe uns quantos casos de crianças com ácido úrico elevado SIM existe tratamento e o melhor é buscar um médico e seguir o tratamento ao pé da letra, e claro evitar os alimentos ricos em purinas que aumentam os níveis de ácido úrico. Para o descamamento nos pés e nas mãos usar bastante creme hidratante e ñ esqueça de buscar um médico especialista.

      Excluir
    2. o meu filho também tem 6 anos e esta com isso ai. ta sendo acompanhado por um neufrologista pediatra

      Excluir
  4. muito obrigado pela dica, acho q o indicado é leva-lo no dermatologista, mas antes vou leva-lo no pediatra. Tô achando muito estranho o caso do meu filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu filho melhorou? Foi no pediatra? O que ele recomendou? Comparta com a gente. Um abraço e bom dia.

      Excluir
  5. boa tarde estou aqui com uma duvida pois ha cerca de 1 ano estive um acidente de trabalho a companhia de segurois me deu alta pois diz que o problema que tenho no joelho foi causado pelo acido urico e nao pelo acidente eu tenho de acido urico 6.2 gostaria de saber se pode causar estas lesoes que tenho no joelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, o melhor é repetir o examen para ter certeza que o problema é o ácido úrico, porque é considerado fora do normal quando em homens sobrepassa de 7 mg/ml. Se for o caso de estar realmente alto pode ser que zonas como os pés, joelho, tornozelo sejam afetadas. Não deixe de buscar um médico que se for a causa quanto mais rápido começar a cuidar melhor.

      Excluir
  6. É vou ter que seguir à risca estes conselhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o seu caso é nivéis elevados de ácido úrico a parte de seguir estes conselhos busque um médico e comece um tratamento.
      Bom dia e um abraço.

      Excluir
  7. estou com acido urico muito alto, já tive a primeira crise, gostaria de saber, quanto tempo passa para ficar curada e que alimentos posso consumir inclusive, peixes......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O principal, é seguir o tratamento médico ao pé da letra, ñ esquecer de tomar os remédios e ter muito cuidado com a alimentação. As recomendações gerais são: evitar a obesidade, ñ fazer dietas muito baixas em calorías e não ficar muito tempo sem jejum, ñ consumir bebidas alcoólicas, beber bastante líquido, ñ exagerar nas comidas gordurosas e evitar os alimentos com elevado conteúdo em purinas.

      Alimentos que devem ser evitados pelo alto conteúdo em purinas:peixes, frutos do mar,carnes(vaca, cordeiro, rins e vísceras em geral), manteiga,bebidas alcoólicas.

      Alimentos que pode comer de forma limitada:
      Espinfre, champignon, coliflor,lentilha,feijão,leite integral,maionese, chocolate.

      Alimentos de livre consumo:
      Verduras,legumes e hortaliças. Cereais(pão, macarrão), batata, carne de frango,ovos, lácteos desnatados,frutas e beber muita água.

      Exemplo de menú baixo em purinas:
      Café da manhã: 1 xícara de leite desnatado,60gr de cereais, 1 laranja.
      Meia manhã:Suco de fruta natural
      Almoço:80gr de arroz,frango cozido com legumes, iogurte desnatado.
      Café da tarde: Maça ( ou fruta que preferir)
      Janta:Sopa de legumes com macarrão, omelete com tomate,cebola e pimentão.

      Excluir
  8. GOSTARIA DE SABER SE A PROTEINA PURA ISOLADA DO LEITE É MALÉFICA CAUSA ÁCIDOÚRICO

    ResponderExcluir
  9. tenho o acido urico elevado e colesterol alto quais os peixe que pode se consumir sem medo

    ResponderExcluir
  10. acido urico elevado tomando remedio pode no final de semana tomar uma cerveja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ter melhores resultados não é recomendável!

      Excluir
  11. Minha finha de tres anos esta com o acido urico de 5,2.o que é ideal na idade dela pra comer de frutas,?Ela nao come banana nem maçã.

    ResponderExcluir